Aqui no Núcleo de Otorrino recebemos diariamente solicitações para avaliação da audição em bebês e crianças. Temos uma equipe de médicos e fonoaudiólogas altamente especializada no atendimento, diagnóstico e tratamento de bebês e crianças com suspeita ou alterações de audição.
É fundamental avaliar se o sistema auditivo do bebê está funcionando adequadamente, pois é através da audição que a linguagem começa a se desenvolver nos bebês e evolui ao longo da vida da criança. Podemos resumir desta maneira: “Para uma criança falar bem é necessário que ela escute bem”.
Sendo a audição o sentido essencial para que a linguagem se desenvolva, quando deve ser feita a avaliação da audição no bebê?
– Logo após ao nascimento, nos primeiros dias de vida, com o Teste da Orelhinha.
O Teste da Orelhinha é rápido, indolor e não tem contraindicação. A Lei Federal n° 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a sua realização.
O Teste da Orelhinha é um exame de triagem. O resultado diz se o bebê passou no teste ou se não passou.
– O bebê passou no teste: não são necessários outros exames naquele momento, mas o desenvolvimento deve ser sempre observado por pais e pediatras como em todo bebê.
– O bebê não passou no teste: é recomendada uma avaliação em um serviço especializado na avaliação de audição de bebês e crianças.