Rinites e sinusites

Rinite é a inflamação da mucosa de revestimento da cavidade nasal. Sinusite é quando há inflamação nos seios da face.

As causas mais comuns são alérgicas, virais e bacterianas.

Os sintomas de rinite e sinusite podem se assemelhar em grande parte dos pacientes. São sintomas frequentes: obstrução nasal, cefaléia, peso na face, secreção nasal, gotejamento para garganta e tosse.

Apesar dos sintomas serem semelhantes, diferenciar rinite e sinusite é fundamental para o tratamento correto, pois nos casos alérgicos trata-se com spray nasal de corticoide e antialérgico, nos casos virais, com sintomáticos e, nos casos bacterianos, com antibióticos e anti-inflamatórios. Lavagem nasal com soro fisiológico é um grande aliado em todas as situações.

Existem também os casos de sinusite crônica, que causa grande desconforto e impacto na qualidade de vida dos pacientes. Exame de videoendoscopia nasossinusal, exames de imagem e exames laboratoriais específicos, fazem parte da investigação diagnóstica. O tratamento é individualizado e a cirurgia dos seios da face é realizada com frequência. Tratamento medicamentoso antes e após a cirurgia são importantes para controle e evitar a recorrência.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Desvio do septo nasal e Hipertrofia de cornetos

O desvio do septo nasal está presente na maioria dos adultos, sendo uma das principais causas de obstrução nasal, associado à hipertrofia dos cornetos nasais. 

O diagnóstico é realizado através de um exame detalhado das cavidades nasais e, complementado, pelo exame de videoendoscopia ou videonasofibroscopia, realizados durante a consulta. Tomografia da face sem contraste normalmente é solicitada para um estudo mais aprofundado.

O tratamento do desvio de septo obstrutivo é sempre cirúrgico, através da Septoplastia.

O tratamento da hipertrofia de cornetos, inicialmente, é feito com uso de spray nasal de corticoide. Quando não há resposta satisfatória, pode-se realizar o procedimento cirúrgico de Turbinoplastia ou Turbinectomia, a fim de reduzir o volume dos cornetos. Aqui no Núcleo de Otorrino, realizamos a Turbinoplastia em todos os pacientes, por se tratar de uma técnica com maior preservação da mucosa e da função dos cornetos e proporcionar cicatrização mais rápida, com menor quantidade de crostas e sangramento pós-operatório.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Perda do olfato

A perda do olfato ou hiposmia é uma condição com grande impacto na qualidade de vida, pois estamos habituados a sentir cheiros e gostos desde o nascimento.

Grande parte do paladar depende do olfato. Portanto, é comum sentir a redução do olfato e do paladar ao mesmo tempo.

Sempre que houver a perda do olfato, o otorrino especialista deve ser consultado. A história clínica do paciente pode direcionar a causa, como nos casos relacionados à COVID-19. Exames de endoscopia nasal, tomografia e ressonância magnética da face e testes do olfato são realizados na investigação.

A recuperação do olfato está diretamente relacionada à causa. Em alguns casos, a melhora pode ser espontânea. Tratamento com spray nasal de corticoide e corticoide oral são frequentemente utilizados. Tratamento cirúrgico, em casos selecionados. Treinamento olfatório é um grande aliado, pois estimula a recuperação do epitélio olfatório.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Ronco e apnéia do sono

O ronco é sinal de que existe obstrução na passagem do ar pelas vias aéreas. Alguns fatores estão associados tanto ao surgimento, como à piora dos roncos: Idade, ganho de peso, anatomia da face, posição da mandíbula, tamanho da língua, obstrução nasal, hábitos, como o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, além de cansaço e posição durante o sono. Geralmente, familiares e acompanhantes são os primeiros a notar, entretanto, há casos que o próprio paciente percebe o ronco, mesmo quando acordado, antes de aprofundar o sono.

A apnéia obstrutiva do sono (AOS) é a parada respiratória durante o sono, normalmente associada a roncos. A apnéia provoca sobrecarga no sistema cardiovascular, contribuindo para surgimento ou piora da hipertensão, além de infarto e AVC. Os principais sintomas da apnéia do sono são: fadiga, sono não reparador, sonolência diurna e queda no desempenho nas atividades diárias. Também é importante sinalizar o risco aumentado de acidente de trabalho e de trânsito, ao dormir no volante.

A avaliação com o otorrino especialista é fundamental para detectar a presença da obstrução, o grau do acometimento e as condições associadas. Exames como vídeo-endoscopia nasal, faríngea e laríngea, e, polissonografia, são essenciais no diagnóstico e estimativa da gravidade do quadro. O tratamento varia de acordo com o tipo e gravidade do problema.  Cirurgias de nariz e garganta, uso de CPAP, aparelhos intraorais, controle do peso e de todos os problemas de saúde associados, são opções tratamento consideradas individualmente para cada paciente.  

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Cirurgias do nariz e seios da face

Muitas vezes há uma semelhança entre os sintomas do nariz e dos seios da face.

É papel do otorrino especialista em doenças do nariz e seios da face diferenciar a origem dos sintomas e identificar a real necessidade de procedimento cirúrgico.

O principal objetivo da cirurgia do nariz e seios da face é permitir a melhora da função de respiração pelo nariz e de limpeza de secreção pelos seios da face com controle das inflamações e consequente melhora das dores na face.

Quando o especialista identifica um problema obstrutivo, frequentemente ocasionado por desvio de septo nasal e hipertrofia de cornetos inferiores, o procedimento indicado é Septoplastia e Turbinectomia.

Já no caso de sinusite aguda complicada ou sinusite crônica, indica-se a abertura dos seios comprometidos, a fim de favorecer uma ventilação adequada e a entrada de medicações e soro fisiológico na lavagem nasal.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Tumores do nariz e seios da face

Tumores nasais e dos seios da face em grande parte dos casos são unilaterais, levando a obstrução nasal progressiva.

Em adultos, o papiloma invertido está entre os mais frequentes. Em adolescentes, principalmente do sexo masculino, o nasoangiofibroma juvenil, que causa obstrução e sangramento nasal.

Algumas doenças não tumorais têm apresentação semelhante às dos tumores, como os pólipos de killian e esfenocoanal e alterações congênitas ou adquiridas como a meningocele/meningoencefalocele.

A obstrução nasal está presente na maioria dos casos. Dor não é comum, mas na presença de um tumor, pode ser sinal de maior gravidade.

O exame do nariz e a vídeo endoscopia nasal (nasofibroscopia) são fundamentais para o diagnóstico e, exames de imagem, na suspeita de um tumor nasal, é sempre necessário.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.

Sangramento nasal

Sangramento nasal é um sintoma comum no consultório do otorrino. Na maioria dos pacientes o quadro é leve, devido à ruptura de pequenos vasos ectásicos na parte mais anterior do septo nasal. Pode vir associado com sintomas de rinite, principalmente após prurido e manipulação nasal excessiva. A resolução é simples, através de cauterização, realizada durante a consulta.

Sangramento nasal grave costuma estar associado a outras doenças, como hipertensão arterial e alteração de coagulação. Também pode ocorrer no pós-operatório de cirurgia nasal. A origem habitualmente é de vasos de maior calibre no interior da cavidade nasal. Muitas vezes é necessário tamponamento nasal para estabilizar o sangramento, enquanto avalia-se a necessidade procedimento cirúrgico para cauterização arterial.

Informações e consultas em NOR – Núcleo de Otorrino do Recife 81-30316060/982179006.